Ler significa alguma coisa?

by escrever como?

Sejamos claros: ler, por si mesmo, não significa cultura, conhecimento, sensibilidade, ou qualquer manifestação de abertura e curiosidade para o mundo.

Se passar a vida a ler o mesmo livro, e não estou perdido no oceano, isolado numa ilha deserta, que diz esse “hábito” de leitura a meu respeito? Que sou um cretino? Provavelmente. E que leio aquele livro por achar que contém tudo o que preciso para levar uma vida correcta e, ao mesmo tempo, me garanta algo melhor para depois da vida acabar.

Se dedicar a minha vida adulta a ler livros por razões profissionais, lamentando não ter tempo para os outros, continuo a ser um cretino? Com toda a certeza.

Se os livros que li forem aqueles da infância-adolescência (e poucos, se calhar), parte deles os que fui forçado a ler ao longo do percurso escolar, faz isso de mim um cretino? Rigorosamente, sim.

601130_620029391356548_1473317886_n

