Existem truques para escrever bem?

by escrever como?

Tem lugares e tem tempos em que se dá relevo à escrita automática e a processos aleatórios para a formação de textos, nomeadamente em alguns manifestos literários, cursos de escrita ou entre escritores à procura de novos processos criativos.

Creio que o método da psicografia é o que mais terá popularizado estes processos de escrita não-consciente, embora o valor literário dessas “obras” não seja minimamente interessante.

images (1)

“-Tenho todas as palavras que preciso para escrever o meu romance. Agora tenho de as por na ordem certa.”

Ou então é preconceito meu, porque ainda sou da escola antiga em que a expressão escrita surge de uma de duas forças impulsionadoras: a inspiração tout-court e a ideia.

Quando combinadas, o efeito pode ser arrasador. Mesmo assim, a qualidade literária não é garantida. Como já aqui se disse, a qualidade pode ser prejudicada pelas emoções e pela dificuldade do autor em ordenar o fio condutor das ideias.

A boa notícia é que o efeito conjugado das emoções com o de frases (ideias) simples e eficazes, são fórmulas que resultam bem, principalmente numa sociedade de comunicação de massas. Veja-se a popularidade dos slogans: a frase feita (ideia mais ou menos estereotipada) mais o contexto (as emoções do momento).

6a00d8341bfb1653ef0168e89a39ba970c-550wi

Desta matéria fazem-se produtos tão diferentes como a Coca-cola, movimentos políticos e religiosos e, na área que nos interessa, best-sellers.

jfa0833l

-Boas noticias. Foste selecionado para escrever um livro de sucesso!

Anúncios