Palavras ambíguas

by escrever como?

Por vezes, neste blog que se pretende tranquilo e cordial, surgem mensagens de leitores especialmente sensibilizados pelo uso de certas palavras. No post anterior voltei a falar da ‘escrita que privilegie a ambiguidade’, dando a entender o potencial de complexidade que isso pode trazer para o enredo. Mas sobre a ‘ambiguidade’ já falei mais detalhadamente aqui.

14153234

Há palavras (e ideias por detrás das palavras) que incomodam ou intrigam o leitor. Sua aparição nos textos podem levá-lo a abandonar a leitura ou a afundar-se nela. E o escrevinhador também é surpreendido pela força que essas palavras têm, como se nelas houvesse um poder oculto que o inspira e/ou inspira o leitor.

Palavras mágicas, malditas, sedutoras, tóxicas…

6a00d8341bfb1653ef01a3fcaee6da970b-550wi

Na poesia, tanto o escrevinhador como o leitor estão particularmente atentos às diferentes dimensões da palavra, aos múltiplos sentidos e sonoridades, à particular evocação que cada um lhe encontra.

Também por isso, há palavras que parecem gastas, estafadas, ocas, de tanto repetidas. Porém, são os usos, o contexto, que as banalizam e esvaziam, não as palavras em si.

"Quem são estas crianças e porque é que me chamam de 'MÃE'?"

“Quem são estas crianças e porque é que me chamam de ‘MÃE’?”

O potencial da palavra afecta a frase e esta condiciona a expressão da ideia, da sensibilidade e dos afectos, mas esse potencial é variável de palavra para palavra e de pessoa para pessoa, conforme alerta Luísa Dacosta a quem cito a este propósito ali.

Um desafio permanente para a saúde e boa forma da língua (qualquer língua) é o da sua renovação ao reutilizar as palavras de sempre de modo diferente, sem lhes atraiçoar a origem, nem distorcer o sentido: o olhar de quem lê, o ouvido de quem ouve, o palato de quem fala, a mão que a escreve, a pele que se arrepia com o seu impacto, os aromas que o sentido sugere, percebem a novidade…que nem tem de ser, necessariamente, uma absoluta novidade. Talvez uma redescoberta.

13323940

Anúncios